mindfulness

“Você não pode parar as ondas, mas pode aprender a surfar” (Jon Kabat-Zinn)

Programa de Mindfulness

redução de estresse e ansiedade

com Janaína Teixeira e Luciana Silva

8 encontros

terças-feiras

20h10 às 22h

Programa de Mindfulness - redução de estresse e ansiedade

A Atenção Plena (Mindfulness) – Pensando promoção de saúde e qualidade de vida x redução de estresse

Janaina Nascimento Teixeira e Luciana Maria Assis Silva

Precisamos urgentemente, pensar sobre a saúde e qualidade de vida dos brasileiros, já que, segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Esses dados sinalizam que há algo em nossa forma de viver que implica em um forte fator de risco para o desenvolvimento da depressão e ansiedade. Muitos estudos tem mostrado que utilizar as práticas de mindfulness para prevenção e promoção de saúde mental parece ser uma intervenção bastante eficiente.

Apesar de só recentemente conhecido no Brasil, o estudo sobre mindfulness já soma mais de três décadas de investigação na psicologia e medicina. Estudos realizados identificam o impacto dos programas de mindfulness na promoção de saúde física e mental em diferentes contextos, condições clínicas e populações. Oriundo do inglês, que utiliza a palavra mindfulness, como um substantivo, que pode traduzir-se como a qualidade ou estado de estar atento a alguma coisa. Essa tradução deve ser usada com cuidado, visto que a prática investigada pode ser entendida como “prestar atenção como diligência”, e não simplesmente observar algo. Criado e definido por Jon Kabat-Zinn (1982) como “consciência que emerge quando prestamos atenção, com propósito, às experiências que acontecem, momento a momento, sem julgar o que surge na mente”, teve a sua conceituação popularmente difundida como “prestar atenção, intencionalmente, no momento presente, sem julgamento” (Baer, 2003). Apesar de frequentemente associado com práticas de meditação orientais, não é necessária uma compreensão prévia de tais práticas.

Mindfulness funciona como uma espécie de radar que mapeia, seguidamente, nosso campo experiencial, expandido nossa autopercepção acerca de como nos relacionamos com os estímulos internos e ambientais. Portanto, é uma condição psicológica flexível e que pode ser potencializada por meio de treinamento através de exercícios, técnicas e práticas especificas. Baseado nesse potencial de treinamento, Jon Kabat-Zinn desenvolveu um programa de medicina comportamental manualizado, com duração de oito semanas, chamado Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (Mindfulness based Stress Reduction – MBSR) pautado no modelo hibridista entre ciência, medicina e meditação budista.

O MBSR padrão ocorre num formato de oito aulas (uma por semana), nas quais é ensinado ao participante a lidar melhor com seus problemas, aprendendo a encará-los com curiosidade, no momento presente. É um curso baseado na experiência, que desenvolve uma série de habilidades tangíveis, sem promessas de solução a curto prazo. Ao contrário de tentar ignorar o problema ou tomar algum tipo de atalho, esse programa ensina a “navegar”, de uma forma consciente, através de experiências como tristeza, dor física ou momentos de fissura. O ensinamento fundamental é perceber quando a mente tende a reagir automaticamente para, em seguida, trazê-la de volta em relação ao que está acontecendo no momento presente, especialmente ao que está acontecendo no corpo. No início, é necessário apenas prestar atenção nas sensações do momento no corpo; para isso, a percepção da inspiração e expiração é a forma mais acessível para ancorar a atenção, já que a respiração é um ato universal.

Objetivos

Promover saúde e qualidade de vida através da execução de programas de mindfulness que visam reduzir a fadiga emocional, incentivar o aprendizado de técnicas eficazes de gerenciamento de estresse e habilidades de regulação emocional, que ajudam a produzir um processo de ensino e aprendizagem correto.

  • Aprender conceitos e técnicas fundamentais de mindfulness;

  • Aplicar os conceitos e as técnicas a cada situação específica da vida;

  • Maior compreensão de self (noção de si mesmo, enquanto uma construção contextual, através da observação de seus padrões pessoais em cada situação específica);

  • Identificar padrões pessoais limitantes à sua realização pessoal;

  • Diminuição de estados de fusão cognitiva e de evitação experiencial;

  • Efetuar mudanças pessoais que plenifiquem sua realização pessoal, através de uma maior flexibilidade psicológica, condição importante para uma organização mais adaptativa do organismo no ambiente.

 

Métodos e Procedimentos

 

A prática mindfulness é uma ferramenta disponível para todos, sendo assim, poderiam participar do grupo qualquer pessoa que tenha interesse e esteja disponível para aprender a técnica. O número máximo de vagas disponibilizadas, por grupo, será de quinze participantes.

 

O programa possui o formato de 8 encontros grupais, em que os participantes se reúnem uma vez por semana por aproximadamente 2h, para a vivência de práticas meditativas de simples aprendizado (práticas de Mindfulness) com elementos de manejo de estresse e de melhor regulação emocional. É enfatizado a importância da prática diária dos ensinamentos, não apenas de estar presente, mas também sobre ser gentil consigo mesmo e à forma como o curso aborda expectativas e resultados. As habilidades necessárias são ensinadas de forma direta/experiencial, dentro da série de práticas formais e informais propostas durante o grupo e como exercícios de casa. Todas as práticas são permeadas pelos sete pilares do MBSR: não julgamento; paciência; mente de iniciante; confiança; não lutar; aceitação; desapego; e curiosidade. Tanto as práticas formais, quanto as informais tem como objetivo uma conexão com a vida cotidiana dos participantes.

 

Instrutoras

Janaina Nascimento Teixeira - Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2007), especialista em Terapia Comportamental pela UNIJORGE (2010) e mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é psicóloga da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sócia-fundadora do Instituto Transformação. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Organizações e Educação.

 

Luciana Maria Assis Silva - Possui graduação em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2004), especialização em Terapia por Contingências de Reforçamento e Terapia Comportamental (2006), mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é psicóloga clínica - infantil e adulto -, sócia-diretora do Instituto Transformação e é analista universitária na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

PROGRAMAÇÃO

  22/10 - 29/10 - 05/11 - 13/11 - 19/11 - 26/11 - 03/12 - 10/12

*todas terças-feiras, das 20h10 às 22h

  Investimento: 650,00 (boleto ou transferência/ parcelado) 

  Alunos do estúdio tem 10% de desconto

VAGAS LIMITADAS

contato - 71 98158-7405

parceria